sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reabilitação cognitiva para adultos com TDA/TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção)

A reabilitação cognitiva é um tratamento destinado a ajudar pessoas com problemas neurológicos para melhorar diversos aspectos do funcionamento cognitivo. O que muita gente não sabe é que a reabilitação pode ajudar muito adultos com TDAH/TDA. 

Um dos pontos abordados na reabilitação cognitiva é a mudança no estilo de vida. Sabe-se que o sono adequado, boa nutrição e exercícios físicos regulares podem reduzir o estresse e com isso ter um impacto muito positivo sobre o funcionamento cognitivo. 

Um dos focos da reabilitação cognitiva é ajudar os adultos com DDA (TDAH) a identificar estratégias para minimizar alguns dos principais problemas enfrentados pela TDAH/TDA: 

· Gestão do tempo; 

· Gestão do dinheiro; 

· Esquecimento; 

· Desorganização. 

O desenvolvimento de estratégias compensatórias e auxiliares (cronômetros, relógios programáveis, softwares, assistentes digitais pessoais e outros) torna possível para o TDAH/TDA aprender a administrar melhor seu tempo, cumprindo todos seus compromissos sem esquecimentos, cumprindo prazos pré-estabelecidos através da organização de suas atividades. 

A reabilitação cognitiva também se preocupa com as mudanças ambientais. Sabemos que pessoas com TDAH/TDA em ambientes favoráveis podem ter um desempenho melhor e bastante satisfatório e um dos papéis da reabilitação cognitiva é justamente encontrar formas de alterar o ambiente físico e social para melhorar o funcionamento cognitivo. 

Além disso, a reabilitação cognitiva e a psicoterapia ajuda no auto-conhecimento, na compreensão do seu próprio funcionamento, na identificação questões emocionais e interpessoais, que muitas vezes é um desafios para adultos com TDAH/TDA. 

Nossa experiência clínica mostra que sessões de psicoterapia/reabilitação fornecem estrutura, suporte e estratégias práticas eficazes para ajudar o adulto com TDA (TDAH) a enfrentar os desafios diários de sua vida e avançar no sentido de cumprir o seu verdadeiro potencial e alcançar seus objetivos.


Rosani Aparecida Antunes Teixeira
Neurônios no Divã
Blog feito por psicólogas que acreditam em neurônios

Nenhum comentário:

Postar um comentário