terça-feira, 14 de junho de 2011

A família no Alzheimer

O vídeo abaixo é uma homenagem de uma filha a sua mãe com Alzheimer.

É um filme emocionante, e nós faz refletir sobre a situação dos parentes e familiares do paciente com essa doença. Não é só o paciente de Alzheimer que necessita de cuidados, a família sofre e muito com a progressão da doença... não ser reconhecido pelo esposo sempre tão amoroso, pela mãe que já não sabe mais quem é você... sim, isso acontece aos familiares desses pacientes, é muito triste e doloroso, e infelizmente não tem solução.

Os familiares precisam de assistência e cuidado para compreender e aceitar esses sintomas, para trabalhar com as angústias de ver progressivamente a pessoa querida perdendo as memórias, as lembranças e autonomia. Como aceitar que o pai, chefe de família, que sempre foi independente, trabalhou a vida inteira e sustentou a família, com a progressão do Alzheimer necessite de ajuda para ir ao banheiro e não tenha controle dos esfíncteres? Simplesmente, não é simples nem fácil....

 



Daniela Tsubota Roque  e   Rosani Ap. Antunes Teixeira

Neurônios no Divã: Psicologia e Neurociências
Blog feito por psicólogas que acreditam em neurônios


2 comentários:

  1. Meu pai tem essa doença terrível e eu não sei como lidar. Chorei muito quando vi o vídeo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, é importante que vc e sua família, caso sintam a necessidade, procurem atendimento psicológico, justamente para ter um espaço para trabalhar o turbilhão de sentimento que é ver alguém que a gente tanto ama passando por isso.

      Excluir