Atendimento

Serviços oferecidos na cidade de São Paulo e Taubaté/SP.


Psicoterapia

O que é?
É um processo de escuta e tratamento das angústias e comportamentos problemas através de um espaço único que promove a reflexão e o autoconhecimento. Auxilia no contato do cliente com suas questões pessoais, favorecendo a sua compreensão e a busca por novas maneiras de relacionar consigo mesmo e com o mundo.

Como são as consultas?
A consulta tem aproximadamente 45 a 50 minutos. Primeiramente temos a(s) entrevista(s) inicial(is), na qual psicólogo e cliente se conhecem, conversam sobre os motivos da procura pela psicoterapia e é combinado o contrato terapêutico. Depois se iniciam as sessões de psicoterapia

Qual o tempo total da psicoterapia?
Depende do tipo de problema a ser tratado e quanto tempo será dedicado a esse trabalho. Em geral, o tempo mínimo para que se tenha algum resultado na psicoterapia é em torno de 6 meses a 1 ano.

Quando é indicada uma psicoterapia?
É indicada em situações em que o indivíduo está insatisfeito com a própria forma de vida; em situações difíceis, onde a pessoa não sabe como agir; em situações em que a pessoa não vê sentido naquilo que faz; em processo de adoecimento, para lidar melhor com a doença; em situações de perdas e etc.




Avaliação Neuropsicológica

O que é?
Avaliação Neuropsicológica auxilia no diagnóstico e avaliação de diversos quadros clínicos (neurológicos, psiquiátricos e neuropsiquiátricos) através da análise do grau de comprometimento cognitivo do paciente e no impacto em sua vida diária.

Como são as consultas?

O trabalho começa com um processo de anamnese, que tem por finalidade conhecer a queixa do paciente e esclarecer dúvidas gerais sobre a avaliação neuropsicologica. Depois são realizadas as sessões de avaliação e por último é feito a entrevista devolutiva, onde são discutidos e apresentados os resultados da avaliação.

Tempo total da avaliação neuropsicológica?

O tempo total da avaliação pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Em média, são necessárias quatro ou cinco sessões de avaliação.

Quando é indicada uma Avaliação Neuropiscológica?
A avaliação é recomendada sempre que se suspeita de alterações cognitivas e emocionais de origem neurológica ou psiquiátrica:


- Quando a suspeita de condições como: autismo, hidrocefaleia, meningite, paralisia cerebral, TDAH, Doença de Alzheimer, Síndrome de Down, etc.

- Em situações em que há ou se suspeita de sequelas cognitivas decorrente de traumas, acidadente vascular cerebral, infecção,
tumores cerebrais etc;

- Quando há queixas de dificuldades de memória e atenção ou outras funções cognitivas, seja decorrentes de situações específicas ou nos casos em que são percebidas “de repente”.

- Nos casos de suspeita ou quando já está diagnosticado dificuldade de aprendizagem e problemas escolares;




 

Reabilitação Neuropsicológica/ Treino Cognitivo

O que é?
A Reabilitação Neuropsicológica / Treino Cognitivo é um processo terapêutico que visa estimular as funções cognitivas, promove a elaboração de estratégias para melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, adaptando o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento e ampliando a sua autonomia para as atividades da vida diária.

Como são as consultas?
Uma vez que o paciente tenha já tenha realizado uma avaliação neuropsicológica, na qual foi identificado os potenciais e as fraquezas cognitivas, o neuropsicólogo elabora então planejamento de reabilitação. Com isso, são iniciadas as sessões de reabilitação, e ao longo do processo, o profissional irá reavaliar o paciente de modo a ajustar o plano terapêutico de acordo com as necessidades do paciente.
Em geral, a consulta tem um tempo de 45 a 50 minutos.

Qual o tempo total da reabilitação?

O tempo da reabilitação varia muito, depende do tipo do problema apresentado, das condições pré-morbidas do paciente, etc. Contudo, alguns resultados da reabilitação, em geral, podem ser observados entre 6 meses e 1 ano.

Quando é indicada uma reabilitação neuropsicológica?
Em geral, nas mesmas situações em que a avaliação neuropsicológica é recomendada também há indicação para a reabilitação, obviamente quando a alteração cognitiva é identificada. Em situações de alterações cognitivas e emocionais de origem neurológica ou psiquiátrica:

- Nas condições como autismo, hidrocefalia, meningite, paralisia cerebral, TDAH, Doença de Alzheimer, Síndrome de Down, etc.

- Nos casos de sequelas cognitivas decorrente de traumas, acidadente vascular, cerebral, infecção,
tumores cerebrais, etc;

- Nas dificuldades de memória e atenção ou outras funções cognitivas, decorrentes do processo de envelhecimento normal e também nos casos em que há um adoecimento;

- Nos casos de dificuldade de aprendizagem e problemas escolares;



 

Supervisão Clínica

O que é?
É um serviço de orientação de prática profissional indispensáveis na formação e aperfeiçoamento de psicólogos. É indicado para profissionais que estão iniciando a carreira e para profissionais que desejam aperfeiçoar seu trabalho, especialmente no atendimento de casos considerados difíceis.

Como é feito?
As supervisões clínicas são combinadas com periodicidade mais adequada ao supervisionando. Podem ser feitas semanal, quinzenal ou mensalmente.Nas supervisões são discutidas questões pertinentes ao manejo e a compreensão dos casos, além da discussão, análise e indicação de bibliográfica específica para os casos atendidos.



Treinamento e formação para cuidadores e profissionais

Para mais informações entre em contato conosco: neuroniosnodiva@gmail.com

Grupos de Estudos em Neuropsicologia e Neurociências
Para mais informações entre em contato conosco: neuroniosnodiva@gmail.com